Prefeitura de Feira de Santana intensifica vacinação contra gripe com ações itinerantes e em locais estratégicos; veja lista
05/04/2025
(Foto: Reprodução) Campanha quer imunizar mais de 323 mil pessoas. Vacinação segue na zona rural e em pontos como hospitais e centros para idosos. Prefeitura de Feira de Santana intensifica vacinação em locais estratégicos
Divulgação/PMFS
A Prefeitura de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, segue com a campanha de vacinação contra a gripe com ações itinerantes na zona rural e em locais estratégicos da cidade. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a cobertura vacinal e atingir pelo menos 90% do público-alvo, que corresponde a 323.785 pessoas.
A vacinação itinerante será realizada a partir de terça-feira (8), em comunidades rurais. A ação começa em Jaguara, atendendo os moradores dos povoados Sete Portas e Curuca, das 8h às 12h. Na quarta (9), será a vez de Tiquaruçu, nos povoados Socorro, Calandro, Tanque Grande e Fazenda Bandeira.
Na quinta-feira (10), a equipe da saúde estará em Bonfim de Feira, nas localidades de Caboronga e Gameleira. Também nesse dia, serão vacinadas as pessoas acamadas do distrito. Na sexta (11), a ação acontece no povoado da Barra, em Jaguara.
Hospitais e centros de idosos também recebem ação
Além dos distritos, locais estratégicos da sede do município também receberão equipes de vacinação. Na segunda-feira (7), a imunização acontece nos hospitais Dom Pedro de Alcântara e Clériston Andrade.
Na quinta-feira (10), o atendimento será direcionado ao público idoso no Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, no bairro Muchila, às 10h, e no Lar do Irmão Velho, no bairro Santa Mônica, às 14h.
No dia 17 de abril, uma ação concentrada vai atender professores na sede da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 7h30.
Segundo a prefeitura, Feira de Santana recebeu um novo lote com 55.050 doses da vacina na quarta-feira (2). Com isso, o total já entregue ao município desde o início da campanha chegou a 74.480 doses.
A campanha contra a Influenza começou de forma antecipada na cidade, no último dia 31 de março. A vacina está disponível nas 103 salas de imunização distribuídas entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
Para se vacinar, é preciso apresentar o documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A recomendação é que menores de 18 anos estejam acompanhados de pais ou responsáveis.
Quem pode se vacinar
Segundo a Secretaria de Saúde, podem se vacinar contra a gripe nas unidades de saúde:
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Professores
Caminhoneiros
Trabalhadores da saúde
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e das forças armadas
Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários e dos Correios
Funcionários e população do sistema prisional
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
Comunidades quilombolas e indígenas
Importância da vacinação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina contra a gripe não apenas protege contra a infecção, mas também reduz os casos graves da doença, hospitalizações e mortes, especialmente em grupos mais vulneráveis.
“A estratégia é garantir que todas as pessoas aptas sejam vacinadas. Ninguém ficará de fora da campanha, conforme determinação do prefeito José Ronaldo”, disse o secretário Rodrigo Matos.
LEIA MAIS:
Confira o calendário de vacinação contra a gripe em Feira de Santana e cidades da região
Mutirão de vacinação contra a dengue é realizado em Serrinha; ação abrange crianças de 10 a 14 anos
Mais de 10 mil doses da vacina da gripe aplicadas em Feira de Santana
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻